08/12/2017
Consolo!
A Palavra de Deus afirma que Deus é amor, sejam quais forem as circunstâncias
Redação CPIMW

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Na 1.7)

Leitura: Naum 1.1-15


Tem sido comum em nosso dia a dia virem à tona comentários de colegas de trabalho, amigos e familiares sobre a violência, a opressão, o sofrimento de pessoas justas, a prosperidade de corruptos, entre outros problemas que afetam a nossa sociedade. E também não é raro eu e você ouvirmos alguém fazer a seguinte pergunta: “Como pode Deus ser amor, se há tantas injustiças?”

O texto de hoje nos mostra que na época de Naum não era muito diferente. Mas em meio às circunstâncias em que o povo de Judá vivia, Deus traz uma palavra de consolo por meio desse profeta, a começar pelo seu nome, que significa “conforto”, “consolo” — possivelmente uma abreviação de “o Senhor consola”. A Assíria era o império que dominava o mundo na época e constantemente ameaçava, oprimia e escravizava o povo de Israel (foi responsável pelo cativeiro de dez tribos, acabando com o Reino do Norte). Percebemos, então, que a mensagem divina é de juízo, mas também de consolo. A ideia é que o Senhor punirá a injustiça, mas confortará aqueles que esperam por ele.

O versículo em destaque condiz muito bem com o significado do nome “Naum”. Ali já três afirmativas sobre Deus: ele é bom, refúgio e protetor. A Palavra de Deus afirma que Deus é amor (1 Jo 4.8), sejam quais forem as circunstâncias. Também diante das correntezas de problemas que a nossa sociedade vem enfrentando, e que muitas vezes nos atingem, podemos levantar nossa voz e afirmar que o Senhor é a nossa fortaleza! Ele nos conhece! Nas páginas da Bíblia podemos contemplar a maneira como Deus conhece aqueles que nele se refugiam e o servem: ele os chama pelo nome e sabe seu passado, presente e futuro. Por isso, pergunto: onde ou em quem você tem se refugiado? Quem tem sido seu consolo? Diante das injustiças nesse mundo que às vezes nos oprimem, Deus é Consolador para aqueles que nele confiam.

Kalley Gean Costa Brito, extraído do livro “Devocional Wesleyano”

 

MAIS LIDAS

Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


Aflição
Por que Jesus nos permite passar pela tempestade?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016