08/03/2018
O verdadeiro empoderamento
Na vida da mulher cristã, o maior empoderamento é saber usufruir da liberdade que Cristo conquistou na cruz
Luana Marino

Nos últimos tempos, uma palavra passou a ganhar cada vez mais espaço, principalmente no vocabulário feminino: empoderamento.

De acordo com o dicionário online dicio.com.br, empoderamento significa “ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre; passar a ter domínio sobre a sua própria vida; ser capaz de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito: empoderamento das mulheres”.


É interessante observar que o conceito de empoderar transformou-se num símbolo do movimento feminista. Nos dias de hoje, uma mulher que assume seu corpo, suas espinhas ou mesmo seu cabelo natural é chamada de “empoderada”. É como se esta atitude traduzisse ao mundo este poder e autoridade sobre si própria, não se submetendo a nenhum tipo de ditadura de beleza.

É um conceito importante, principalmente por vivermos sob uma opressão midiática que nos diz o tempo todo qual é o ideal de aparência que devemos ter — sejam homens ou mulheres, embora o público feminino sofra mais com isso.

A mensagem de aceitação é, de fato, libertadora em teoria, mas essa “pregação” de empoderamento vai mais além, e é preciso ter cuidado. Na vida da mulher cristã, o maior empoderamento é saber usufruir da liberdade que Cristo conquistou na cruz pra nós.

A maior liberdade que pode existir é ser livre do pecado, da condenação eterna, e isso é por meio do sangue de Jesus. Por isso é necessário cautela quando se fala de empoderamento, pois de nada adianta sermos livres para colocarmos a roupa que quisermos e ainda termos nossa alma aprisionada em trevas.

Somos empoderadas em Cristo Jesus, que nos dá poder para tomarmos nossas próprias decisões através do livre arbítrio, e isso é uma prova do seu amor por nós. Também temos poder e autoridade sobre demônios (Lc 9.1) dados por Deus. Ainda temos o domínio em nossas mãos, o domínio sobre o nosso desejo de pecar (Gn 4.7), pois a própria palavra diz que não vem sobre nós tentação além do que possamos suportar (1 Co 10.13).

E se vamos falar de poder, não há poder maior do que a sabedoria, e a verdadeira vem de Deus (Pv 2.6). Quando buscamos sabedoria, buscamos a chave para discernir todos os nossos passos e atitudes — não por caso o livro de Provérbios fala que a mulher sábia edifica sua casa (Pv 14.1).

A sabedoria é como um tesouro dado por Deus a nós para aproveitarmos da melhor forma a liberdade conquistada pro Cristo na cruz. Este é o verdadeiro empoderamento da mulher cristã! Quando buscamos as coisas que são do alto em primeiro lugar, a vida se torna mais leve, pois isso nos coloca no centro da vontade de Deus. Não há empoderamento maior do que mostrar ao diabo que ele não tem mais poder sobre nossa vida!

No Dia Internacional da Mulher, que nossa prioridade seja o Reino. Não é pecado lutarmos por nossos direitos no mercado de trabalho ou dizer não à ditadura da beleza e nos assumirmos como somos. Na verdade, ainda há muito para ser conquistado. Mas que tudo que façamos seja para a glória daquele que um dia enviou seu único filho para nos salvar.

 

MAIS LIDAS

Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


Aflição
Por que Jesus nos permite passar pela tempestade?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016