26/10/2018
Confie na graça  
Deus nada nos deve. Mas em sua graça nos tem dado o suprimento inexaurível de sua bondade
Redação CPIMW

Leitura bíblica: Romanos 4:1-25

O apóstolo Paulo está falando de 02 princípios de vida: 

 

1º Princípio - Digno é o trabalhador do seu salário. Quem trabalhou tem o direito de receber. Essa pessoa trabalhou o mês inteiro, executou suas tarefas e no final do mês veio receber seu salário. Isso é justiça. Isso é lei. Na lei tudo depende do esforço humano. Você recebe pelo que faz. É isso que Paulo está falando: Você conquistou algumas coisas pelo seu próprio esforço, é justo que você receba por isso. “Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida”, Rm 4:4

O 2º Princípio empregado por Paulo é o que é recebido não por mérito, merecimento ou trabalho executado. Abraão não recebeu a promessa depois de circuncidado, depois do pacto, foi antes. O que Abraão fez para ser escolhido por Deus e receber a promessa da herança? Digamos que tem um segundo trabalhador que não trabalhou, não cumpriu sua tarefa, mas no final do mês veio receber seu salário. Como o indivíduo que deveria fazer o trabalho, não fez, o patrão pegou o seu filho e o pediu para fazer. “Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça”, Rm 4:5. O patrão, no final do mês resolveu pagar o salário ao que, o texto vai chamar de ímpio, porque afinal de contas, o serviço foi feito. “Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação”, Rm 4:25. Isso é graça. Na graça tudo depende do esforço de Jesus. 
Considere 02 coisas:


a) A graça significa que tudo que você é e tudo que você tem, estão aí porque Ele, Jesus, resolveu dar, e não porque você tinha direito.

b) Deus nada nos deve. Mas em SUA GRAÇA nos tem dado o suprimento inexaurível de sua bondade.

I - A GRAÇA NOS DÁ VITÓRIA ONDE NÃO TEMOS 

Não teríamos vitória em nenhuma área de nossa vida se não fosse pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as vitórias alcançadas, todos os êxitos, todas as conquistas vieram pela graça. Tem uma graça comum que faz o Sol se levantar todos os dias, a chuva regrar a terra, o oxigênio entra em nossos pulmões. Mas ainda há uma graça especial. A graça comum vem sobre todos, mas só usufruem da graça especial aqueles que creem que Jesus já pagou o preço por nós. As vitórias que alcançamos e as que ainda vamos alcançar são pela graça. Nunca foi e nunca será nosso mérito.


II - A GRAÇA NOS DÁ PODER, ONDE NÃO TEMOS PODER 

Tinha Davi, quando ainda era um pastor de ovelhas, um garoto inexperiente em guerra, desprovido de armamento e proteção de batalha, poder para vencer Golias? Tinha Gideão com 300 soldados poder para vencer os midianitas? Tinha Paulo e Silas poder para abrir as portas da prisão em Filipos? Tem você poder para vencer um câncer, se sustentar em uma crise, vencer as tentações? Oh, meu querido, certamente não. Mas a graça fez esses homens vencedores e tem nos feito também. “O poder de Deus se manifesta na fraqueza”. Não é pela nossa força, pelo nosso dinheiro, pela nossa formação, pelos nossos relacionamentos, pelo nosso trabalho, não; “e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” Ef 2:8,9


III - A GRAÇA NOS DÁ CAPACIDADE DE CONTINUAR QUANDO PENSAMOS EM DESISTIR

Quantas vezes fomos tentados a desistir? Lucas 24 conta a história de dois discípulos que andaram com Jesus, viram milagres, manifestações de poder, palavras poderosas, mas estavam desistindo e voltando para casa. Estavam tristes, decepcionados, frustados. O relato diz que seus olhos estavam como que fechados. Quando eles estão voltando para casa, Jesus se aproxima deles e começa, pela Palavra que gera fé, a ministrar a eles a graça de Deus. Ao terminarem aquela jornada, eles já estavam prontos para retornarem à Jerusalém, a cidade de Deus, pois a graça já tinha inundado o coração deles. 
Se Jesus tivesse se encarnado em um corpo feminino, Seu nome seria Graça. Quantas vezes Jesus, pegando em nossas mãos, ministrando uma palavra, se juntado a nós em nossa caminhada, não nos deixou desistir.

Confie na graça, sua vitória virá por ela. Confie que a graça irá te revestir de poder para você poder todas as coisas Naquele que te fortalece. Confie que a graça te sustentará e não permitirá que você desista, que “seus pés vacilem”, pois foi Ele que disse a Paulo: “A minha graça te basta”. 

Que a Graça de Deus seja sobre sua vida, meu querido irmão.


Pr. Agnaldo Valadares, carta pastoral do GCEU. 
 

MAIS LIDAS

Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


A Verdadeira Adoração
Vamos começar com uma pergunta: o que você sabe sobre adoração?


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


Aflição
Por que Jesus nos permite passar pela tempestade?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016