27/11/2018
A família e seus valores - fundamentos
As palavras de Jesus ainda são valores indispensáveis na construção de uma família inabalável
Redação CPIMW

                                     

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". Mateus 7:24-27

Todos os anos, em período de chuva, repete-se as mesmas histórias nos noticiários. Enchentes que levam casas, deslizamentos, desmoronamentos, desabamentos etc. Esse ano, ainda estamos em novembro, e em Niterói tivemos mais um histórico de pessoas que morreram porque construíram suas casas em áreas de riscos. Aparentemente as casas estavam seguras, pois foram construídas sobre uma pedra. Porém, onde parecia ser um lugar seguro, havia terra debaixo da pedra, e a fatalidade se deu porque aquela rocha não era grande o suficiente e nem tinha profundidade para sustentar aquelas casas. O prejuízo é inestimável. Nove casas e uma pizzaria foram atingidas pelo deslizamento da pedra, 14 pessoas morreram, entre as vítimas uma criança de 11 meses.

Jesus estava concluindo seu mais extenso sermão, o da Montanha, e para dar o devido valor aos seus ensinamentos ele vai usar uma linguagem figurada. A figura de dois construtores que escolheram lugares diferentes para construir suas casas. Nesse texto de Mateus, certamente Jesus não está ministrando uma aula de princípios fundamentais e básicos de engenharia civil. Jesus está falando de:

REALIDADE ESPIRITUAL - CONSTRUÇÃO DE VIDA CRISTÃ - OUVIR E COLOCAR EM PRÁTICA – FAMÍLIAS INABALÁVEIS

Se é difícil convencer um morador a não construir sua casa em lugar de risco, quanto mais convencer uma família a construir sua casa sobre fundamentos e conceitos bíblicos que parecem tão ultrapassados.
A casa de Vinícius de Moraes, “Não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela, não, porque na casa não tinha chão.” É uma casa que não existe. Sem alicerces, sem bases, sem fundamento. Quem trabalha por ela, trabalha em vão.

CHÃO É FUNDAMENTO

A fundação de uma casa é a parte que vai suportar todo o peso, abalos e tremores da construção. É a fase mais importante, pois se errar nela, compromete-se toda a construção. Na fundação de uma edificação gasta-se muito concreto e ferro. Exige-se um profissional capacitado para fazer os cálculos e muito esforço. Mas é todo esse cuidado e investimento que irá sustentar a casa. Casas que não passam por esse processo estão fadadas a cair.

FAMÍLIAS EDIFICADAS SOBRE A ROCHA SÃO INABALÁVEIS

Todo lar precisa ter valores bem estabelecidos. Esse tempo de relativismo tem custado muito caro às famílias. A cada 3 pessoas que casam, uma se separa, 73% dos filhos dessa geração são criados por pais separados, 90% das crianças que estão na rua vieram de lares desajustados. Não se pode esperar muito de uma era onde tudo é relativo, pois sabemos que não é. Princípios, valores, foram feitos para ser carregados por toda uma vida. Escolhas erradas têm consequências trágicas.

Temos na Palavra de Deus um padrão sobre o qual devemos tomar decisões, edificar nossas famílias. Tenho visto muitos casais quebrar princípios estabelecidos por Deus para a família. Tenho visto muitos casais não se interessarem em fazer cursos como os nossos: Casais Saudáveis, Encontro de Casais Saudáveis. Tenho visto, apesar de toda disponibilidade de informações (livros, internet, palestras), casais não buscarem informações a favor da família. Mas o pior de tudo é ver que muitos casais julgam os princípios bíblicos, estabelecidos por Deus para a família, ultrapassados, inaplicáveis nos dias de hoje, dispensáveis. Família é um projeto de Deus. No capítulo 2 de Gênesis, Deus já estava estabelecendo um dos principais fundamentos, o chão da família: “Deixará o homem pai e mãe e unir-se-á a uma mulher e os dois serão uma só carne”. Ao longo de sua Palavra Ele vai ensinar:

MARIDOS, AMANDO – ESPOSAS, RESPEITANDO – FILHOS, OBEDECENDO – PAIS, DISCIPLINANDO

As Palavras de Jesus ainda são valores indispensáveis na construção de uma família inabalável. Não trabalhe por uma casa que não tem chão, não tem como você desfrutar dela, trabalhe por uma casa que te proporcione segurança e estabilidade.


- Pr. Agnaldo Valadares, cartal pastoral do GCEU. 

MAIS LIDAS

Minha família e o tempo de Deus
O nosso maior inimigo somos nós mesmos e nossa ansiedade


Transformando minha família
Como nos lembramos de nossa casa?


Cuidando de quem amo
Cuidar não é apenas suprir necessidades básicas


Voz de Autoridade
Como desenvolvê-la com os filhos


Amar é uma escolha
Amar não é fácil, mas é totalmente possível



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016