07/12/2018
Família: lugar de realizar necessidades básicas
Olhe para sua casa e veja se não é lá que se deve ensinar, aprender e até experimentar a realização dessas necessidades básicas?
Redação CPIMW


Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste; e ali colocou o homem que formara. O Senhor Deus fez nascer então do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2:7-9)

Desde a criação do homem, houve da parte de Deus a preocupação em colocá-lo em um lugar onde todas as suas necessidades fossem supridas. Necessidades físicas, fisiológicas, emocionais, espirituais etc. O Jardim do Éden foi o lar construído por Deus para o casal Adão e Eva. Um lar onde eles encontrariam de tudo que lhes era necessário.

Na casa de Vinicius de Morais, “ninguém podia fazer pipi, porque pinico não tinha ali”. Fazer “pipi” é uma necessidade básica. Como alguém pode sobreviver sem que tenha em casa um lugar para fazer suas necessidades básicas? Vou te dizer: ele sai para realizá-las fora de casa. Esse tem sido um grande problema nos dias de hoje. 

VOU USAR HOJE A PIRÂMIDE DE MASLOW PARA NOS FAZER LEMBRAR DE NOSSAS NECESSIDADES:



Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:

1. Necessidades fisiológicas. Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo etc). Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritação, medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na tentativa de diminuí-las ou aliviá-las rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas as necessidades, nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.

2. Necessidades de segurança. No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.

3. Necessidades sociais. O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessários a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser a antiga tribo, ou a tribo (grupo) atual, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo, ou a uma "tribo". Política, religião e torcida são as tribos modernas.

4. Necessidades de "status" ou de estima. O ser humano busca ser competente, alcançar objetivos, obter aprovação e ganhar reconhecimento. Há dois tipos de estima: a autoestima e a heteroestima. A autoestima é derivada da proficiência e competência em ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si próprio. Já a heteroestima é o reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas.

5. Necessidade de autorrealização. O ser humano busca a sua realização como pessoa, a demonstração prática da realização permitida e alavancada pelo seu potencial único. O ser humano pode buscar conhecimento, experiências estéticas e metafísicas, ou mesmo a busca de Deus.

Olhe para sua casa e veja se não é lá que se deve ensinar, aprender e até experimentar a realização dessas necessidades básicas? 

Um pai, um filho, um esposo, uma esposa, precisam trabalhar por um lar onde essas necessidades sejam supridas. Em um lar cada membro da família tem seu papel na realização da necessidade do outro.

Deus os abençoe!                                                                                                                              

- Pr. Agnaldo Valadares, carta pastoral do GCEU. 

MAIS LIDAS

Minha família e o tempo de Deus
O nosso maior inimigo somos nós mesmos e nossa ansiedade


Transformando minha família
Como nos lembramos de nossa casa?


Cuidando de quem amo
Cuidar não é apenas suprir necessidades básicas


Voz de Autoridade
Como desenvolvê-la com os filhos


Amar é uma escolha
Amar não é fácil, mas é totalmente possível



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016