06/10/2016
Minha família e o tempo de Deus
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu
Marleide Rodrigues

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
(Eclesiastes 3
)

http://encontrocomcristo.com.br/wp-content/uploads/2015/05/familia.jpg
O que as suas mãos tiverem que fazer, que façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.

Deus em sua infinita sabedoria nos deixou estes ensinamentos acerca do tempo. Penso eu que Ele sabia o quanto nós, seres humanos, seríamos ansiosos, apressados, sem domínio próprio e o quanto iríamos errar em nossas escolhas por conta de atropelarmos as coisas. A Bíblia nos dá alguns exemplos desta falta de confiança na soberania de Deus em não sabermos esperar o tempo Dele. Vejamos como exemplo a situação vivenciada por Sara, Abraão e Hagar. A impaciência e a falta de confiança de que o Deus que prometeu era poderoso em cumprir a sua palavra independente das circunstâncias trouxe a Abraão e sua casa problemas intermináveis que se arrastam até os dias de hoje, entre Judeus e Palestinos.

Pensando nisso, gostaria de compartilhar alguns pensamentos a fim de ajudar nos desafios com sua família.

1- Aprender a trabalhar com o tempo de Deus a nosso favor:

A Bíblia nos declara que há tempo para todas as coisas, o nosso maior inimigo somos nós mesmos e nossas ansiedades. Precisamos aprender a descansar nos braços do Pai e trabalhar em nosso interior de que Deus é soberano e sabe o que está fazendo. Não sabemos lidar com a demora das respostas, neste tempo globalizado queremos sempre respostas imediatas, pensamos que não temos tempo a perder, mas esperar em Deus não é perder, e sim ganhar, pois enquanto esperamos Ele trabalha em nós e nos prepara para recebermos além daquilo que pedimos. Coloque as suas PRÉ-OCUPAÇÕES nas mãos do Senhor e você sentirá descanso em tua alma. “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração” (Salmos 37:4).

2- Não podemos colher o que não plantamos:

Existe uma lei no mundo natural e espiritual que aquilo que semearmos é o que colheremos. Eclesiastes diz que há tempo de plantar e de colher. Precisamos rever nossos conceitos de plantio em nossas casas. Provérbios diz que é melhor dormir em cima de um telhado em dia de chuva do que ficar em casa com uma mulher rixosa. Que palavra terrível, como conselheira de casais quantas vezes ouvimos mulheres reclamando de seus maridos, filhos, pais, irmãos, e quando começamos a conviver ou ouvir as histórias percebemos que o lamento nada mais é do que uma colheita do que se plantou. Use o seu tempo de plantio para abençoar a sua colheita. Plante alegria, paz, graça de Deus, harmonia, sabedoria, oração e colherás uma medida recalcada, sacudida e transbordante em sua vida.

3- Aprender que temos o direito de chorar e de sorrir:

Muitas pessoas não se permitem ter um tempo de recolhimento, mas isto é necessário a qualquer ser humano. Todos nós temos o direito de passarmos por uma turbulência e sofrermos por ela, o que não podemos e nem devemos é permanecer nesta tristeza infinda. Porque há tempo de chorar e de sorrir, “A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito” (Provérbios 15:13). “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” (Provérbios 27:19)

4- Precisamos amar e sermos amados:

O mundo hoje ensina o individualismo, a cumplicidade saiu de moda, mas se pensarmos em família temos obrigatoriamente que pensar em amar e ser amado. Talvez a vida não te foi bondosa e você teve uma infância difícil, amarga, sofrida, abusada, saiba que todas estas coisas podem ser curadas através do amor familiar. Ame e permita que as pessoas ao seu redor te amem também, não se prive desta bênção que é o amor. As Escrituras nos recomendam amar o próximo como amamos a nós mesmos, mas se você não conseguir amar a você, não conseguirá amar a ninguém. Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Gálatas 5:14). “O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes” (Marcos 12:31). Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Lucas 10:27).

5- Tirarmos tempo para lutar em oração e na palavra contra o nosso inimigo:

A Bíblia nos diz: “pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12). Precisamos viver esta verdade, quando descobrimos a importância deste versículo em nossa vida percebemos que não precisamos lutar contra as pessoas que nos fazem mal e sim guerrearmos em oração para sermos vencedoras. Esta é uma descoberta de vida prática que o diabo não quer que conheçamos e muito menos que vivamos, pois ele sabe que o dia que passarmos a viver este versículo teremos muito mais vitórias em nossas vidas do que jamais imaginamos.

Gostaria, portanto, de que você fizesse escolhas pensando nestes versículos de Eclesiastes que nos mostra um caminho de vitória, aprendendo a viver cada coisa a seu tempo, cada situação em sua hora, nem adiantando nem atrasando, mas sabendo que Deus é soberano e continua cuidando de cada uma de nós e de nossos queridos.

Talvez você tenha feito planos e não alcançou todos. Não se sinta derrotado ou derrotada, saiba que sempre é tempo de alguma coisa em sua vida. Talvez seja o tempo de plantar ou de colher, de sorrir ou de chorar, de lutar ou de parar, de calar ou de falar.

Busque de Deus o que Ele tem pra sua vida e viva intensamente cada dia na presença de nosso Deus fazendo cumprir em sua vida e através dela o poder e a graça Dele para fluir e atingir os outros ao seu redor, fazendo engrandecido o nome de Jesus em sua vida e família.

(Marleide Rodrigues é psicóloga e e idealizadora do caderno Voz de Mulher)

 

MAIS LIDAS

Minha família e o tempo de Deus
O nosso maior inimigo somos nós mesmos e nossa ansiedade


Cuidando de quem amo
Cuidar não é apenas suprir necessidades básicas


Voz de Autoridade
Como desenvolvê-la com os filhos


Transformando minha família
Como nos lembramos de nossa casa?


Amar é uma escolha
Amar não é fácil, mas é totalmente possível



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016