27/10/2016
É tempo de se fortalecer
A armadura de Deus tem propósito sobre nossa vida
Luana Marino

http://www.isproject.it/wp-content/uploads/2012/03/mission.jpg

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." (Ef 6.10-13)


Essa é uma das passagens mais conhecidas da carta aos Efésios, tanto que muitos acreditam que o tema central de Efésios é a Armadura de Deus (na verdade, o tema central da carta é a unidade da igreja).


É interessante, no entanto, observar que o apóstolo Paulo, depois de exortar a igreja a essa unidade, fala, como um "arremate", sobre a armadura de Deus. Mas o que chama a atenção nessa passagem é o quanto de vezes em que ele usa referências ao verbo "fortalecer".

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos"

Precisamos nos fortalecer. Mas a nossa força, contudo, não vem de qualquer lugar. Muito menos de nós (citar Jr 17.5). A força da qual precisamos vem do Senhor.

Paulo fala isso por experiência própria. Quando ele pediu a Deus que retirasse o seu espinho na carne, ouve de Deus a seguinte resposta: "A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa nas fraquezas" (2 Co 12.7-10. Ler 9 e 10) Quem nos fortalece é Deus, pois aonde eu não posso agir, quem age é Ele.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo".

A armadura de Deus tem um propósito. Lembremos de Davi, quando vestiu a armadura de Saul. Ela não coube nele, só iria atrapalhar. Aquela armadura não tinha serventia para Davi, propósito. A armadura de Deus tem propósito sobre nossa vida, e é revestidos dela que vamos estar firmes contra as ciladas do diabo.

O diabo já foi derrotado. Cada dia que passa, a volta de Cristo está mais perto, e o diabo sabe que o seu lugar é o lago de fogo e enxofre. O que ele quer, portanto? Levar o máximo de pessoas com ele (1 Pe 5.8).

Ele é astuto, usa de artimanhas (Ações, comportamentos ou maneira de se portar que pode levar alguém ao erro; maneira de enganar (alguém) para conseguir alguma coisa).

1 Pe ainda fala sobre a vigilância. Quando estamos alertas e vigilantes, entendemos que "nossa luta não é contra carne e sangue".

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau.

Resistência. Tiago vai falar em sua carta que devemos nos sujeitar a Deus e resistir ao diabo, pois assim ele fugirá de nós (Tg 4.7). Não é o diabo que temos de temer. Temor somente a Deus! Primeiro, o diabo já está derrotado! Isso é um fato. Mas ele está ao nosso derredor querendo nos tragar! Por isso temos de nos fortalecer, pois assim vamos resistir ao diabo, resistir no dia mau.

Só resiste quem se fortalece em Deus (armadura de Deus). Fortalecer é ficar mais forte.

"e, havendo feito tudo, ficar firmes".

Como dito anteriormente, tudo tem um propósito. Paulo não exorta ao fortalecimento à toa. Feito tudo isso, ele diz para ficarmos firmes.

De que adianta buscar fortalecimento, buscar revestimento e sermos inconstantes? Há, aliás, uma contradição aí. Se você se fortalece, o resultado precisa ser firmeza! Se você ainda está como o povo de Israel, coxeando entre dois pensamentos, é hora de parar e voltar um pouco: será que estou me fortalecendo no Senhor e me revestindo da armadura de Deus?

Ficar firme não significa ficar livre de lutas, mas significa ficar de pé, tendo a certeza de que o seu Redentor vive! Ficar firme é não se deixar enganar pelas artimanhas de Satanás, que usa estratégias minuciosas o tempo todo para nos tirar da presença de Deus. Ficar firme é tomar uma posição.

Tome uma posição hoje!

 

MAIS LIDAS

É tempo de se fortalecer
A força da qual precisamos vem do Senhor


O verdadeiro empoderamento
Uma reflexão sobre a palavra da moda dos dias atuais


Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016