22/11/2018
Colesterol alto: cuide-se
Pelo menos 30 minutos de atividade física por dia já podem contribuir para a saúde
Redação CPIMW

Você sabia que todos os anos cerca de 18 milhões de pessoas morrem por causa de doenças cardiovasculares? De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), milhares de vidas podem ser preservadas com ajuda do controle de pressão alta e do colesterol alto. 

Os ataques cardíacos e derrames são os principais efeitos desse descontrole. Todavia, a OMS relata que a maioria das pessoas que sofreram desse mal não tiveram uma alimentação saudável, consumiam alimentos com excesso de sal e não tinham uma prática adequada de atividade física. No entanto, essas vidas poderiam ter sido salvas se houvesse melhoria no controle de pressão alta, colesterol, entre outras regulamentações que podem evitar as doenças cardiovasculares. 

A OMS ressalta que pelo menos 30 minutos por dia de atividade física já contribuem para uma melhora nesse tipo de problema. 

Separamos algumas dicas da Dra. Isabela Cabello Abouchedid que o site Horas da Vida postou. Isabela explicou ao portal: “Para controlar os níveis de LDL e também do HDL, opte por uma dieta rica em gordura insaturada e pobre em gorduras saturadas, ou seja, alimente-se com mais frutas e vegetais, peixe, frango ou carnes grelhadas ou assadas, coma alimentos ricos em fibras, como aveia e pães integrais, limite a ingestão de gorduras saturadas, como ovos e fígado, utilize derivados do leite pobres em gordura como leite e iogurte desnatados e evite frituras” A médica também acrescentou que o problema é “silêncioso”, por isso, é necessário um acompanhamento constante. 

Confira mais dicas: 

Faça exercícios!

A prática de atividade física, principalmente aeróbica, ajuda a reduzir as taxas de LDL e aumentar as taxas de HDL. Musculação, bicicleta, caminhada e natação são opções que cuidam do coração, ajudam a emagrecer e fortalecem a saúde. Mas antes de começar os exercícios, é importante procurar o médico para um check-up.

Alimentos benéficos para a saúde:

Azeite extra-virgem – “Desde que não seja usado para frituras.”


Iogurte – “Preferencialmente o desnatado, até 180ml por dia.”

Linhaça – Traz benefícios para o coração, intestino, ajuda no emagrecimento e reduzem o acúmulo de gordura no corpo.

Tomate – Rico em licopeno, um antioxidante, reduz os riscos de doença cardíaca, os níveis de colesterol, é anti-inflamatório e previne doenças degenerativas.

Aveia – Com grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, favorece a saúde do coração e das artérias, reduz a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana.

Suco de uva – “Dê preferência para os integrais e não os de caixinha. Consuma até 180 ml por dia.”

Soja – A proteína da soja é benéfica para a redução do colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL, o bom colesterol.

Você sabia?

Que bebês podem nascer com as taxas de colesterol alteradas? De acordo com a médica Isabela, se for filho de pais com taxas de colesterol significativamente aumentadas pode ter alterações em suas taxas de colesterol. ‘Quando isso acontece, o bebê deve ter seus índices de colesterol monitorados rotineiramente.’”, ensina.

Fonte: Hora da vida e Agência Brasil. 

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