20/09/2016
Malefícios do salto alto
Já pensou em como o salto alto pode prejudicar sua saúde?
Por Tayane Costa

 

Toda mulher que se preze precisa ter em seu closet um ou mais sapatos de salto alto. Mas quem disse? Precisa mesmo? Bom, pra responder essa pergunta nada melhor do que falar a verdade, pois ela é sempre a melhor alternativa. É preciso admitir que a maioria das mulheres gosta de um bom salto e ainda mais de sentir-se elegante e dar aquela impressão de ser mais alta ou de estar arrumada.

Entretanto é fato que a maioria ainda não parou pra analisar os efeitos do uso do salto para sua saúde. Talvez nunca atentaram de que dores no joelho, na perna ou até mesmo na coluna podem ser agravadas ou até mesmo desencadeados por conta do salto. O site BBC BRASIL citou em uma matéria recente o caso de uma mulher que se recusou usar salto no trabalho devido à fadiga do trabalho e foi mandada de volta para casa sem pagamento. O caso gerou polêmica e para dar voz ao que lhe aconteceu, a britânica, levou às redes sociais o que havia ocorrido com ela e percebeu que outras mulheres já haviam passado pela mesma situação.

Será uma questão de sexismo (atitude de discriminação fundamentada no sexo)? Você já parou pra pensar na obrigatoriedade de seguir um padrão de beleza ou usar algo só porque é mulher? Agora, é um ótimo momento pra analisar sobre suas escolhas sobre o que usa e sua postura diante daquilo que é moda ou não. 

 

Repense a altura dos seus saltos

 

O Voz de Mulher conversou com a fisioterapeuta Camila Gualhanunes dos Santos, especializada em Pilates e RPG, que esclareceu os malefícios do uso do salto alto e explicou que “Quando apoiamos o pé descalço no chão, o metatarso suporta 43% do peso e a parte traseira do pé suporta 57% do peso corporal. Quando colocamos um salto de 8 ou 10 cm o peso corporal sobre os metatarsos aumentam de 75 a 100%. Este desequilíbrio provoca uma mudança na postura geral do corpo e da primeira articulação do tornozelo, aumentando o risco de torcer facilmente. Quanto mais apertados, mais imobilizados os pés ficam e esse estreitamento também geram consequências nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue”. 


Quando indagada a respeito do limite da altura do salto para manter o equilíbrio do corpo e não prejudicar a saúde ela explicou “Para que o peso se distribua equilibradamente entre a parte dianteira e traseira do pé, o melhor é usar um salto de uns 2 a 3 cm de altura, assim o metatarso suporta 50% e o calcaneo 50%”. É necessário, portanto, que as mulheres que usam numa freqüência grande por conta do trabalho e outras demandas, repensem a altura dos sapatos, afim de não acelerar o processo de doenças decorrentes do uso indevido ou até mesmo diminuir a freqüência.


Além disso, Camila cita o exemplo da entrevista da BBC, e diz que neste caso“ Ela poderia procurar médico que lhe desse um laudo proibindo o uso do salto, assim a empresa não teria como mandar ela embora ou ela mesmo poderia reduzir o tamanho do salto aos poucos de 5cm para 3cm que é o ideal”.
Ela encerra dando sua opinião a respeito da capacidade atual das mulheres repensaram seus usos e como podem equilibrar seus gostos pessoais, sua identidade cristã e saúde, e afirma  que a mulher deve “Usar o que quer com moderação e pensando sempre na saúde. A mulher cristã tem que cuidar e zelar pelo seu corpo, ele é o templo do Espírito santo e tem que ser bem cuidado”.  


 

MAIS LIDAS

5 Tendências de moda da nova estação
Tendências Primavera - Verão 2017


Moda: dicas preciosas para o verão
Veja o que é tendência para o momento


Malefícios do salto alto
Já pensou em como o salto alto pode prejudicar sua saúde?


A Ditadura do Corpo Perfeito
Quem disse que precisa mudar o corpo para se sentir bem?


Moda plus size
Linda e estilosa do jeito que você é!



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016