29/09/2016
Benefícios da Drenagem Linfática
Técnica reduz edemas generalizados ou locais, inchaços, e ajuda a desintoxicar organismo
Tayane Costa

https://i.ytimg.com/vi/UfiK765xFGw/maxresdefault.jpg
O Verão ainda nem chegou, mas o calor já se faz presente, e com força! Mas, além do natural desconforto com as altas temperaturas, o calor também traz complicações na saúde e bem estar, causa inchaços e outras complicações principalmente para as mulheres que têm uma preocupação com a estética.

A drenagem linfática, técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático, contribui e muito para a melhora dos ‘efeitos colaterais’ do calor. Principalmente por se tratar de combater às temidas celulites que tanto frustram as mulheres quando querem ir à praia ou piscina nesta época.


Drenagem linfática é o que, mesmo?

A técnica já bastante conhecida e oferecida em clínicas médicas e estéticas por profissionais como esteticistas, fisioterapeutas e massoterapeutas se constitui numa massagem feita com as mãos ou aparelhos próprios. Ela permite que a linfa, um líquido que circula no corpo limpando o sangue de impurezas, desempenhe o seu papel imunitário juntamente com os anticorpos do sangue.

A esteticista Marília França aponta que “A drenagem linfática reduz edemas generalizados ou locais, 'inchaços', desintoxicação do organismo, estimula o sistema parassimpático trazendo um relaxamento, aumenta a imunidade, e com isso melhora a circulação sanguínea local. Traz junto a melhora geral da saúde e também a melhora dos problemas estéticos, tais como celulite, gordura localizada, estrias, acne, olheiras."

Mamães também podem!

A drenagem também é super indicada na gravidez, traz benefícios para a mãe, para o bebê e pode ser realizada a partir do terceiro mês. Neste caso a técnica elimina as toxinas e ativa a circulação, diminuindo o inchaço das pernas e pés, e o líquido que estava acumulado é eliminado naturalmente pela urina. Já as contraindicações são para pessoas com infecção, insuficiência renal, pressão arterial descompensada, gravidez de risco, trombose venosa profunda, doenças relacionadas ao sistema linfático e câncer.

http://www.najboljamamanasvetu.com/wp-content/uploads/2012/07/Trudnica-u-belom-1200x628.jpg
Marília também esclarece que existe uma diferença entre drenagem linfática e massagem modeladora ou redutora e afirma que “embora ambas sejam muito populares e usadas, poucas mulheres sabem a diferença entre elas, bem como os resultados obtidos e as contraindicações. As duas técnicas são manuais, tanto a massagem modeladora quanto a redutora chega ser dolorida nas primeiras vezes, já a drenagem não. Na modeladora os movimentos são rápidos, firmes e repetitivos, diferentes dos movimentos da drenagem linfática”.

Ela também encerra com uma dica e explica que é muito importante fazer exercícios “uma caminhada de pelo menos 30 minutos, beber cerca de 2 litros de água por dia, diminuir a quantidade de sal, evitar frituras e refrigerantes e usar roupas confortáveis são medidas que melhoram o funcionamento do sistema linfático de qualquer pessoa”.


Alie a drenagem linfática com...

Alimentação balanceada
Os resultados desse tratamento para melhorar a circulação é muito maior se o paciente se alimentar bem. Reduzir a quantidade de sódio, por exemplo, ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos, um dos problemas tratados pela drenagem linfática. E o sódio não está presente apenas no sal, ele é muito comum em alimentos industrializados, mesmo os doces como biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes.


Por outro lado, vale a pena incluir mais fibras na sua alimentação, pois isso melhora o trânsito intestinal e com isso há uma melhora também na retenção de líquidos.

http://cdnph.upi.com/ph/st/th/8341432816191/2015/i/14328215365827/v1.5/Increasing-dietary-fiber-can-help-reduce-risk-of-diabetes.jpg?lg=5
Ingestão de líquidos
Pode parecer irônico, mas quanto mais líquidos você ingerir, menos retenção terá! Isso porque o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água, portanto, quanto menos ela estiver disponível no corpo, mais ela ficará retida ? e menos ela será eliminada na urina, por exemplo. Por isso mesmo, garantir que seu corpo está sempre bem hidratado ajuda a reduzir a retenção, potencializando a sua drenagem linfática.

Atividade física regular
Não adianta, aumentar a quantidade de atividade física sempre será indicado quando o assunto é saúde. No caso da drenagem, o exercício aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua drenagem linfática.

 

MAIS LIDAS

5 Tendências de moda da nova estação
Tendências Primavera - Verão 2017


Moda: dicas preciosas para o verão
Veja o que é tendência para o momento


Malefícios do salto alto
Já pensou em como o salto alto pode prejudicar sua saúde?


Moda plus size
Linda e estilosa do jeito que você é!


A Ditadura do Corpo Perfeito
Quem disse que precisa mudar o corpo para se sentir bem?



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016