30/11/2016
Fortaleça sua imunidade
A alimentação desempenha um papel fundamental no aumento e equilíbrio da sua imunidade
Redação CPIMW

O sistema imunológico consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). Quando alguma parte desse sistema começa a falhar, os anticorpos não são mais produzidos na quantidade certa ou se tornam incapazes de nos proteger corretamente. Por isso, o corpo fica vulnerável a uma série de doenças, como gripes, sinusites e resfriados.

Podemos citar alguns fatores que diminuem a imunidade entre eles:

- Insônia;
- Stress;
- Depressão;
- Sedentarismo;
- Consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura (fast foods e açúcar refinado, industrializados);
- Baixo peso ou excesso de peso;


A alimentação desempenha um papel fundamental no aumento e equilíbrio da sua imunidade, veja algumas dicas para turbinar o sistema imunológico:

- Vitamina C: goiaba, limão, abacaxi, goji Berry;
- Vitamina E: Abacate, açafrão, gema de ovo;
- Vitamina A: Abóbora, fígado, alho;
- Vitamina B6: Banana, peixe, nozes, cebola;
- Selênio: Aveia, quinoa, castanha do Pará;
- Zinco: gengibre, espinafre, semente de girassol;
- Glutamina: suplemento composto por aminoácidos essenciais para a imunidade, consumir 10g por dia (5g ao acordar e 5g antes de dormir).

Em resumo, podemos dizer que para manter o sistema imunológico fortalecido é preciso manter hábitos saudáveis, praticar atividade física regularmente, consumir alimentos naturais e variados, organizar a rotina e dormir no mínimo sete horas por noite.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

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