08/12/2016
Você sabe organizar sua geladeira?
o primeiro passo para organizar a geladeira é uma boa limpeza
Kesia Vasti

É importante saber a melhor forma de organizar a geladeira, assim os alimentos duram mais e você fica com a certeza de que está ingerindo um alimento seguro.

Comece pela limpeza da geladeira e dos produtos que nela serão armazenados, afinal, não adianta ter uma geladeira super organizada, mas cheia de bactérias que trazem riscos pra você e toda a família. A melhor forma de higienizar a geladeira na parte interna e eliminar o odor é utilizar uma esponja limpa umedecida com bicarbonato de sódio (utilize 1 colher de sopa para cada 2 litros de água), depois enxugue com pano limpo. Durante a limpeza evite deixar os alimentos refrigerados expostos à temperatura ambiente, pois as bactérias se multiplicam rapidamente neste meio apodrecendo os alimentos. A dica é colocá-los em isopor ou bolsa térmica até que a limpeza da geladeira seja finalizada.

Veja os 7 erros mais comuns:

1) Colocar ovo na porta da geladeira: a constante variação de temperatura compromete a qualidade e validade dos ovos.

2) Recipiente com tampa ainda quente na geladeira: o problema de guardar comida ainda quente na geladeira é o maior consumo de energia, além de que se o recipiente estiver tampado funcionará como uma “estufa” para as bactérias, já que o ar frio não conseguirá atingir o alimento devido à tampa.  

3) Queijo, leite e derivados na porta da geladeira: estes alimentos têm uma facilidade maior de deterioração, portanto devem ficar armazenados na prateleira superior.

4) Encapar as prateleiras com plástico: estes materiais impedem a circulação do ar dentro da geladeira, o que faz com que o gasto de energia aumente.

5) Recongelar os alimentos: uma vez congelado após o uso a sobra não poderá ser recongelada. Este ato pode trazer riscos para a saúde, já que quando descongelamos um alimento as bactérias voltam a se multiplicar rapidamente.  

6) Deixar alimentos expostos: sobras de alimentos expostos na geladeira trazem aquele cheirinho desagradável além de oferecer risco à sua saúde, já que se este alimento estiver contaminado poderá contaminar todo o resto.

7) Latas abertas na geladeira: ao abrir a lata o verniz interno se rompe e o alimento pode se tornar tóxico. Portanto, após abrir a lata armazene as sobras em potes com tampa.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

MAIS LIDAS

Sua vida mais doce
Doces em excesso podem causar prejuízos à saúde


Dieta x Reeducação Alimentar
Você sabe a diferença entre dieta e reeducação alimentar?


Lancheira saudável
Capriche no lanche do seu filho


Suco ou fruta?
Nada é melhor que consumir a fruta in natura


Detox, a dieta da faxina
Dica de ouro após os exageros do fim de ano



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016