08/12/2016
Você sabe organizar sua geladeira?
o primeiro passo para organizar a geladeira é uma boa limpeza
Kesia Vasti

É importante saber a melhor forma de organizar a geladeira, assim os alimentos duram mais e você fica com a certeza de que está ingerindo um alimento seguro.

Comece pela limpeza da geladeira e dos produtos que nela serão armazenados, afinal, não adianta ter uma geladeira super organizada, mas cheia de bactérias que trazem riscos pra você e toda a família. A melhor forma de higienizar a geladeira na parte interna e eliminar o odor é utilizar uma esponja limpa umedecida com bicarbonato de sódio (utilize 1 colher de sopa para cada 2 litros de água), depois enxugue com pano limpo. Durante a limpeza evite deixar os alimentos refrigerados expostos à temperatura ambiente, pois as bactérias se multiplicam rapidamente neste meio apodrecendo os alimentos. A dica é colocá-los em isopor ou bolsa térmica até que a limpeza da geladeira seja finalizada.

Veja os 7 erros mais comuns:

1) Colocar ovo na porta da geladeira: a constante variação de temperatura compromete a qualidade e validade dos ovos.

2) Recipiente com tampa ainda quente na geladeira: o problema de guardar comida ainda quente na geladeira é o maior consumo de energia, além de que se o recipiente estiver tampado funcionará como uma “estufa” para as bactérias, já que o ar frio não conseguirá atingir o alimento devido à tampa.  

3) Queijo, leite e derivados na porta da geladeira: estes alimentos têm uma facilidade maior de deterioração, portanto devem ficar armazenados na prateleira superior.

4) Encapar as prateleiras com plástico: estes materiais impedem a circulação do ar dentro da geladeira, o que faz com que o gasto de energia aumente.

5) Recongelar os alimentos: uma vez congelado após o uso a sobra não poderá ser recongelada. Este ato pode trazer riscos para a saúde, já que quando descongelamos um alimento as bactérias voltam a se multiplicar rapidamente.  

6) Deixar alimentos expostos: sobras de alimentos expostos na geladeira trazem aquele cheirinho desagradável além de oferecer risco à sua saúde, já que se este alimento estiver contaminado poderá contaminar todo o resto.

7) Latas abertas na geladeira: ao abrir a lata o verniz interno se rompe e o alimento pode se tornar tóxico. Portanto, após abrir a lata armazene as sobras em potes com tampa.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

MAIS LIDAS

Sua vida mais doce
Doces em excesso podem causar prejuízos à saúde


Dieta x Reeducação Alimentar
Você sabe a diferença entre dieta e reeducação alimentar?


Lancheira saudável
Capriche no lanche do seu filho


Detox, a dieta da faxina
Dica de ouro após os exageros do fim de ano


Suco ou fruta?
Nada é melhor que consumir a fruta in natura



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016