17/02/2017
Lancheira saudável
Saiba quais são as opções de lanche saudáveis para o seu filho levar para a escola
Kesia Vasti

Com a volta às aulas vem a preocupação com a alimentação dos pequenos, já que representa grande parte da refeição do dia. Em muitas escolas encontramos cantinas com opções muito ruins e nada saudáveis, a maioria oferece salgadinhos fritos, industrializados, refrigerantes, sucos de caixinha, doces, balas e chicletes. Por isso, a melhor forma de cuidar da alimentação de seu filho é montar uma lancheira contendo todos os ingredientes necessários para seu desenvolvimento e aprendizagem.

Uma lancheira saudável precisa ter uma opção de cada grupo:

1. Carboidratos: pães integrais, granola sem açúcar, aveia, biscoito de arroz, bolo caseiro, tapioca, pipoca caseira, milho cozido, frutas, frutas secas (damasco, uva passas).

2. Proteínas: queijos, iogurte, leite, patês caseiros, requeijão.

3.Gorduras boas: sementes oleaginosas (pasta de amendoim c/ açúcar mascavo ou demerara, nozes, castanhas)
Bebidas: água de coco, suco de uva natural, limonada, suco natural (congele em forminhas de gelo e coloque na garrafinha térmica da lancheira, assim o suco vai derretendo aos pouquinhos não perde o sabor e os nutrientes).
Para que o lanche do seu filho seja atraente e ele tenha o interesse em comer alimentos mais saudáveis use a criatividade, diversifique as opções, utilize cortadores divertidos para fazer desenhos em frutas, pães e queijos, envolva a criança na montagem da lancheira e torne este momento divertido.

Para armazenar e não correr o risco de contaminação prefira lancheiras térmicas. Os lanches devem ser embalados com papel alumínio. O ideal, repetindo, é que seja uma lancheira térmica. Queijos e frios, por exemplo, necessitam de bons cuidados com a refrigeração (como uma embalagem bem feita) e devem ser consumidos em até 3 horas. Antes de ser colocado na lancheira, o lanche deve estar na geladeira ou ser feito na hora. Caixas plásticas pequenas são vendidas no formato para lanches. É uma boa sugestão.


Opções de cardápio:

1. Pão de queijo caseiro + suco natural de maracujá + queijo minas + castanhas

2. Bolo caseiro de cenoura + 1 iogurte + biscoito de polvilho com chia

3. Pipoca caseira + queijo minas + suco natural de limão + nozes

4. Pão integral + patê caseiro de frango + suco de morango + cenoura baby

5. Biscoito de arroz + pasta de amendoim + iogurte com granola, morango e kiwi 

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

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