30/03/2017
Benefícios da banana verde
Além das fibras, a banana verde contém sais minerais e vitaminas, tornando-se uma excelente fonte de energia.
Kesia Vasti

A banana é a fruta mais consumida no Brasil e agrada a todos com sabor doce, baixo custo e praticidade. Mas você sabia que a banana ainda verde pode trazer muitos benefícios para a saúde, inclusive para o funcionamento intestinal? Rica em fibras, a banana verde é o único vegetal que contém 29% de amido resistente, um carboidrato não digerível que quando chega ao cólon é fermentado e produz substâncias que servem de energia para as bactérias probióticas (ou seja, as bactérias benéficas). Além das fibras, a banana verde contém sais minerais e vitaminas, tornando-se uma excelente fonte de energia.

A melhora da flora intestinal traz diversos benefícios à saúde, dentre eles, a prevenção de câncer (principalmente de cólon), dislipidemia, distúrbios coronarianos e previne contra outras doenças intestinais. A banana verde também pode auxiliar no controle da diabetes por conta de seu alto teor de fibra e seu baixo índice glicêmico. Outro benefício do conteúdo de fibras da banana verde é promover uma maior saciedade, auxiliando assim no controle da obesidade.

Para aproveitar todos estes benefícios precisamos cozinhar as bananas, transformando-as na famosa biomassa de banana verde. O preparo é muito simples, veja:

Selecione as bananas verdes e lave bem as cascas com auxílio de uma esponja limpa. Coloque as bananas, com casca, em uma panela de pressão e cubra com água e tampe, quando atingir a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por oito minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.

Abra a panela de pressão com cuidado, retire as bananas e retire a casca com a ajuda de uma faca. Separe a polpa, leve ainda bem quente no liquidificador e bata com o mínimo de água até virar uma pasta bem cremosa. Você pode transferir para forminhas de gelo e levar ao freezer utilizando em várias preparações (sucos, bolos, cremes, sopas), já que a biomassa de banana verde não altera o sabor dos alimentos.


RECEITA DE BRIGADEIRO COM BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde;
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó ou achocolatado ;
- 2 colheres(sopa) de açúcar mascavo ou demerara;
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
- Coco ralado para cobrir.

Modo de Preparo: 

- Coloque todos os ingredientes na panela. Em fogo baixo, mexa até começar a desgrudar da panela, em ponto de brigadeiro;
- Deixe esfriar, enrole em bolinhas e passe no coco ralado ou granulado.

Kesia Vasti é nutricionista e personal diet

 

MAIS LIDAS

Sua vida mais doce
Doces em excesso podem causar prejuízos à saúde


Dieta x Reeducação Alimentar
Você sabe a diferença entre dieta e reeducação alimentar?


Lancheira saudável
Capriche no lanche do seu filho


Suco ou fruta?
Nada é melhor que consumir a fruta in natura


Detox, a dieta da faxina
Dica de ouro após os exageros do fim de ano



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016