09/05/2018
Jejum intermitente
Atenção: este tipo de jejum deve ser planejado por um tempo determinado pelo nutricionista
Kesia Vasti

Você já ouviu falar? Com certeza você logo pensa no jejum espiritual, que tem como objetivo aproximar-se de Deus e buscar uma resposta ou direção para uma determinada situação.

O jejum caracteriza-se como um estado em que o corpo, após ficar determinado tempo sem se alimentar (12, 14, 18 ou 24h), utiliza mais substratos energéticos próprios do que aqueles provenientes da dieta. Nesse caso, nosso organismo passa, por exemplo, a utilizar a gordura estocada no tecido adiposo ao invés da gordura ingerida da dieta, resultando em perda de peso. 

O jejum intermitente deve ser planejado por um tempo determinado pelo nutricionista. O jejum prolongado pode levar à perda de massa muscular e deficiência nutricional.

A atriz Deborah Secco causou grande polêmica por ter aderido esta dieta antes mesmo do nascimento da filha. Neste período, a atriz se alimentava a cada 23h consumindo apenas uma refeição por dia à base de gorduras e proteínas (queijo, bacon, carne vermelha), o que a manteve saciada por longo período e a fez perder quase dez quilos.

Porém, o jejum intermitente não se aplica a qualquer pessoa, sendo totalmente contraindicado para gestantes ou nutrizes. Além disso, a falta de carboidratos na alimentação causa alterações no humor, sensação de fraqueza e cansaço e dificuldade de concentração. 

A ciência está em constante mudança. Há algum tempo escutávamos profissionais da saúde falando sobre a importância de se alimentar a cada três horas, em contrapartida atualmente estudos tem comprovado a eficácia do jejum na perda de peso e gordura corporal através deste método. Então, é preciso equilíbrio e cautela na hora de aplicar o jejum intermitente na sua rotina. Lembrando que este método só deve ser inserido com indicação de um nutricionista.

Kesia Vasti é nutriconista e personal diet

 

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