14/09/2018
Evangelismo da África contou com ex-escravo
Samuel Crowther foi escravo e seu destino mudou a vida de tribos africanas
Redação CPIMW

O evangelho tem alcançado cada vez mais os povos africanos. Esta jornada é antiga, e o grande impulso veio do primeiro bispo Anglicano da Nigéria, Samuel Crowther.
A história começou em Osogun (Nigéria) no ano de 1809. Este homem recebeu o nome de Samuel Ajayi, e quando tinha apenas 12 anos de idade, a aldeia em que morava foi invadida por captores de negros a fim de escravizá-los. Ajayi e sua família foram vendidos para comerciantes de escravos portugueses e foram enviados em um navio negreiro. A Marinha Real Britânica tomou o navio e o ainda adolescente, Ajayi, foi levado para Freetown, Serra Leoa. 

Este destino do menino o levou a ser cuidado pela Sociedade Missionária Anglicana, onde aprendeu inglês e quatro anos depois, foi batizado por sua conversão ao cristianismo. A partir disso, Samuel passou a se chamar Samuel Crowther.
Crowther fortificou sua vida dentro da Igreja de Cristo, e em 1926, foi transferido para uma Igreja na Inglaterra e ao retornar a Freetown, ingressou nos estudos em uma universidade que hoje é conhecida como a mais antiga da África Ocidental, na qual teve a oportunidade de ser o primeiro aluno da ‘Fourah Bay College’. Além disso, também estudou latim, grego e Temne (língua serra-leonesa). 

Tempos depois, se casou, construiu sua família. Seu neto se chama Herbert Macaulay, que é um nome importante para os nigerianos por ser considerado o homem que fundou o nacionalismo nigeriano. 

Em 1841, Samuel Crowther viajou como missionário para o Níger, em um período em que grupos de missionários e ativistas britânicos trabalhavam em uma campanha chamada “Expedição à Colonização Africana”, com o objetivo de acabar com a escravidão, aumentar o comercio e pregar o cristianismo. Ao retornar para a Inglaterra, estudou para ser ministro. 

Três anos depois, Crowther ingressava em uma missão que ficou marcada na história do povo de Abeokuta (Estado e Ogun), quando aproveitou de todo o conhecimento adquirido para se dedicar à língua ioruba, traduzindo a bíblia, formando um dicionário, publicando um livro de gramática, um Anglicano de orações comuns e um explicando o vocabulário ioruba que trazia os provérbios. 

Antes de conquistar um doutorado em Divindade na Universidade de Oxford, Crowther foi nomeado o primeiro Bispo africano da Igreja Anglicana. E foi dessa forma que tribos africanas tiveram o primeiro contado com a palavra da bíblia. 
 

Fonte: (Face2face África).
 

MAIS LIDAS

Jubileu de Ouro: orientações para o evento
Evento acontece em 30 de abril no Rio


Igreja Metodista Wesleyana celebra 50 anos
Igreja foi fundada em 1967 em Nova Friburgo


Filme sobre soldado cristão é ovacionado
Longa foi exibido no Festival de Veneza


Filme "Para Sempre" estreia em dezembro
Longa é aposta após sucesso "O Quarto de Guerra"


Orientações para celebração do Jubileu de Ouro
Faltam 52 dias para a comemoração dos 50 anos



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016